[Como foi] O campeonato Brasileiro de Dificuldade 2014

Essa é a primeira vez que  eu começo a escrever um post sobre um campeonato e não sei em que “perfil” escrever… não sei escrevo como atleta que participou, como integrante da ABEE que organizou, como idealizador do Projeto Paraclimbing Brasil ou simplesmente desabafar com um monte de coisa engasgada ! rs
Depois desses 5 dias pós campeonato recuperando o corpo e a mente desse grande evento, tentarei de uma forma resumida escrever um pouco de cada “perfil”.

Via 1 Foto: Fernando Lessa

Via 1
Foto: Fernando Lessa

Após a realização da etapa de boulder em Brasília, nos da ABEE acreditávamos que o trabalho para a etapa de dificuldade seria um pouco mais e tranquilo, mas foi justamente ao contrario, uma etapa de dificuldade envolve mais fatores relacionados ao andamento do campeonato, como o cronograma de cada categoria, quantos atletas iriam escalar simultaneamente, as pessoas que fariam a segurança, juiz, croqui da via  com a pontuação, entre outros pontos, então o trabalho novamente foi muito pesado! Dessa vez a ABEE assumiu as inscrições, regulamento, captação de recursos, staffs,  tudo foi organizado por nós! No dia do campeonato, meu plano era ajudar na categoria Pró que aconteceu pela manhã, iniciar o amador e tarde ir no aniversário do meu afilhado, voltar, e competir no paraclimb, enfim ficou somente na vontade, não tinha como largar o evento somente na mão da Thais, era muitos detalhes, perguntas, decisões que a todo momento chegávamos para nós decidirmos! E para “piorar”a situação eu estava  me recuperando de uma forte lombalgia que eu tive a 5 dias do campeonato, na segunda feira da semana do campeonato, eu já havia jogado a toalha, pois dessa vez a crise de dor foi muito forte e fui para no hospital e a dor só melhorou após tomar 4 remédios na veia… durante os outros dia o medico recomendou descanso total, inclusive com licença medica, mas resolvi trabalhar normalmente e só deixei os treinamentos de lado. Mas durante o campeonato a toda hora a Thais e Mieko me pediam para descansar e não me esforçar, mas a vontade de trabalhar para que o evento fosse um sucesso não me permitia ficar apenas sentado rs.

Via 2 Foto: Edson Nodomi

Via 2
Foto: Edson Nodomi

Como a categoria paraclimb teve 4 inscrições além da minha, isso já havia me deixado eufórico, então eu iria escalar com ou sem dor, já que finalmente meu sonho de ter um campeonato de paraclimb com outros atletas estava em fim se realizando! Mas não foi fácil conseguir “arrastar” os 4 atletas para essa etapa, tirando o Hilton(escalador da CP), os demais eram de outras cidades, Daniel(Rio de Janeiro), Luciano(Distrito Federal) e Agnaldo(Campinas), foram muitas trocas de mensagens entre nós e que resultaram no espetáculo que foi a categoria! Vi muita gente chorando, inclusive eu, tentei me conter, mas só de lembrar de tudo o que eu vi e vivi nos dois Mundiais de escalada que participei, não tinha como controlar a emoção de ver os atletas escalando aqui no Brasil! A minha ideia era ter mais 2 atletas, 1 cadeirante e 1 deficiente visual, fechando assim todas as categorias que tem no Mundial de paraclimb organizado pela IFSC, mas não consegui encontrar, ficará de lição de casa para 2015.

Tive que ralar lá também rs

Tive que ralar lá também rs Foto: Ale Cardoso

Sobre a minha participação no campeonato, as vias estavam incríveis, havia conversado com a Thais as dificuldades de cada atleta e os rout settters preparam 3 vias, a única via adaptada que faltou, foi para o Agnaldo, que escalada com apenas um braço, pois ele me confirmou sua presença um dia antes, então a primeira via foi a mesma para todos, excluindo o Hilton que tinha uma via única para a categoria dele, na segunda via colocamos o Agnaldo em outra via ja pronta da Casa de Pedra e eu, Daniel e Luciano escalamos a segunda via que foi a mesma via do amador feminino.
Bom para finalizar esse ano que grandes realizações, aprendizados, viagens, competições, organização e de tudo muito trabalho, só tenho que agradecer a Jan, Thais, Neudson, Bibi e Ale Cardoso belo trabalho que fizemos esse tocando a ABEE e surpreendendo todos de uma forma positiva!

Eu e o Chico segurando o publico! Foto: Alexandre Cardoso

Eu e o Chico segurando o publico!
Foto: Alexandre Cardoso

Via 2 Foto: Fernando Lessa

Via 2
Foto: Fernando Lessa

Hiltão Foto: Edson Nodomi

Hiltão
Foto: Edson Nodomi

Le a via ae maluco Foto: Edson Nodomi

Le a via ae maluco
Foto: Edson Nodomi

Daniel Gonçalves Foto: Edson Nodomi

Daniel Gonçalves
Foto: Edson Nodomi

Luciano Frazão Foto: Edson Nodomi

Luciano Frazão
Foto: Edson Nodomi

Agnaldo Quintela Foto: Edson Nodomi

Agnaldo Quintela
Foto: Edson Nodomi

Podio Paraclimb Foto: Edson Nodomi

Podio Paraclimb
Foto: Edson Nodomi

E agradeço as empresas que em 2014 estiveram do meu lado, o patrocínio da Five Ten Brasil e os apoios da 90 Graus, Solo, Deuter, 4 Climb, Sapo Agarras e Xtrax.
E fica aqui registrado mais uma vez que o sonho para ser realizado, da trabalho, temos que batalhar e não desistir! Agora com esse sonho realizado o próximo sonho que queria ter cumprido esse ano, mas não dei, é ter mais atleta do paraclimb do Brasil no Mundial de Escalada em 2016! Nos vemos em Paris-França novamente!!!!!!

Galera que trabalhou no campeonato! Foto: Jaime Garcia

Galera que trabalhou no campeonato!
Foto: Jaime Garcia

Flagrante rs Foto: Edson Nodomi

Flagrante rs
Foto: Edson Nodomi

Família 90 raus e agregados!

Família 90 raus e agregados!

Anúncios

Sobre escalango

Um escalador muito feliz!
Esse post foi publicado em Escalada, Eventos, Para-Escalada, ParaClimbing. Bookmark o link permanente.

2 respostas para [Como foi] O campeonato Brasileiro de Dificuldade 2014

  1. Raíssa disse:

    Olá, Raphael terá categoria feminina no paraclimbing esse ano? Se sim já tem uma inscrita 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s