No dia 12/01/13, aconteceu um evento inédito no Brasil, um grupo de deficientes físicos amputados escalaram no ginásio 90 Graus.
É difícil escrever e não me emocionar com o que eu vi nesse dia! Ver cada um deles superando suas dificuldades e escalando primeira vez um paredão de escalada. Não tem como lembrar do Mundial de Escalada em Paris, quando além de participar eu também era um espectador e por muitas vezes olhos enchiam de lágrimas pela emoção de ver tudo bem de perto.
Para 2013 o grande objetivo é procurar e incentivar escaladores para participar do Mundial em 2014 na Espanha. O Flagner Camargo de Curitiba já me disse que tem intenção de participar. Mas a equipe do Paraclimbing Brasil quer mais, uma semente foi plantada nesse evento e tenho certeza que algum deles irão escalar com mais freqüência!
A ideia desse evento surgiu da Priscila Cezarino, terapeuta ocupacional da AACD Osasco. A Pri conversando comigo durante os treinos na 90 Graus, sugeriu trazer alguns pacientes para escalar, pois como eles são amputados teriam condições de tentar escalar, eu, com muita empolgação aceitei na hora!!!
Com o apoio do Paulo Gil, resolvemos fazer um evento de teste para no futuro organizar um evento bem maior.
Não irei fazer um texto longo, pois nas fotos e vídeos vocês poderão ver o que foi esse evento. O destaque fica para a Sabrina, amputada das duas mãos e da perna esquerda e que mesmo alguma vezes demonstrando sentir dor, escalou muito.
Todos estão de parabéns, escalaram muito mais do que esperávamos.
Agradecimento especial para a Priscila Cezarino, Mauricio Bellani, Daniel de Andrade, Mayla Ishige, Simony Blanco e Bizu.
fantastico