Atletas da equipe Brasileira de escalada esportiva escrevem sobre o Campeonato Mundial de Escalada em Paris-França.

Janine Cardoso, Thais Makino, Pedro Nicoloso e Raphael Nishimura, comentam sobre suas expectativas no Campeonato Mundial de Escalada em Paris-França.

Janine:
Tenho me preparado para esse Campeonato Mundial mantendo meu foco em projetos de continuidade na rocha. Para isso, tenho mesclado dois dias de escalada indoor com dois dias de escalada em rocha, mais dois dias de musculação e corrida.
Nos dias de escalada em rocha, normalmente sábado e domingo,  costumo ficar no setor por volta de 8 horas, mas com maiores intervalos entre uma via e outra, pensando em entrar nas vias o mais descansada possível, aproveitando também para interagir com as conquistas dos outros escaladores.
Durante a semana, o treino é cronometrado, tanto o treino de escalada, como os complementares nos outros dias. O treino de escalada costumo realizar às 3ªs e 5ªs, normalmente a partir das 18h30, finalizando por volta das 21h00, com algum tempo entre uma sessão e outra para conversar com os amigos.
Após um bom aquecimento, há quase um mês estou em um treino de endurance, com algumas variantes conforme a semana, e agora, que estou próxima da trip, estou diminuindo a carga e voltando ao ‘normal’…
Na verdade, meu foco principal esse ano são algumas realizações na rocha, e estou pensando em estar bem mesmo na semana que antecede o campeonato mundial. Lá, terei cerca de 1 semana de muita escalda em rocha e quero aproveitar esses momentos, pois sei que a escalada em um campeonato mundial pode durar menos do que  1 hora.
Sei que a escalada de competição é incrivelmente intensa, que a emoção de entrar em vias projetadas para um campeonato  é marcante, por isso, me programei para estar lá novamente, mas, desta vez, não é meu foco principal.
Acima de tudo, neste campeonato, entrarei como espectadora apaixonada, principalmente do paraclimbing, não é mesmo, Rapha!?
Talvez, com isso, eu entre me cobrando menos, aproveitando ainda o fuso horário equilibrado,  já que estarei na Europa com mais de uma semana de antecedência, ‘aclimatando’ meu corpo nas rochas de lá!
Estou imensamente empolgada  por estar indo competir com um representante do paraclimbing. Será emocionante, sei que vou chorar de muito de emoção!  O ano passado foi muito emocionante acompanhar os atletas de outros países, imagine esse ano com um brazuca escalando!
Irei torcer demais por você, desde sempre admiro muito essa força e garra!

Vamo que vamo, Thaisinha, Felipinho, Pedro e Rapha! k’mon!
beijão,
Jan

Credito: Ale Silva

Thais:
“Oi gente, aqui é a Thais Makino, sou atleta patrocinada pela Crux (lojacrux.com.br) e FiveTen. Vou participar do Campeonato Mundial em Paris na modalidade Boulder, que é o tipo de escalada que eu gosto mais.                                                                                                                                                             Minha preparação com certeza não está sendo a ideal (do jeitinho que eu planejei), mas está sendo boa e intensa, e com uma pequena ajuda dos amigos a gente continua seguindo, como diz o Ringo Staar.
Estou treinando desde o Campeonato The North Face Master Bouldering no Chile, com alguns intervalos, mas acho que melhorei em alguns aspectos! Então minha expectativa é ir melhor do que no ano passado, quando participei do meu primeiro Mundial (e primeiro campeonato fora da América do Sul), em Arco (Itália).                                                                                                                                                                                                                               O importante mesmo é eu sair de lá sabendo que fiz tudo o que eu poderia ter feito, então é nisso que vou focar!
Enquanto isso vou me preparando para a última etapa do Campeonato Brasileiro de 2012, que também vai servir como um termômetro para eu ver como estou me sentindo para o Mundial.                                                                                                                                                                                          Provavelmente vai dar para acompanhar as novidades de Paris através do meu blog www.webventure.com.br/blogdathais, que eu tentarei manter atualizadíssimo, como no ano passado!
Torçam pela gente, vai ter transmissão ao vivo pelo site IFSC.tv e o Mundial acontece entre os dias 11 e 16 de Setembro!”

Bjos!
Thais

Credito Marcelo Balestero

Raphael:

No meu caso não tenho muita referencia para o Mundial de Paraclimbing, somente tenho os vídeos do primeiro campeonato e aqui no Brasil só participei de campeonatos de boulder, la França participarei nas categorias Lead e Speed. Nos últimos 4 meses tenho treinado de 3 a 4 vezes por semana, em um ritmo bem forte, meu foco esta na categoria lead, então tenho treinado somente em vias com tetos, nesse ultimo mês vou treinar mais resistência e boulder para a ultima etapa do Brasileiro.
Estou muito pilhado só de participar do campeonato e espero conseguir subir ao pódio! A galera do trampo e da 90 Graus estão botando muita pilha rsrs. No campeonato as vias serão adaptadas de acordo com a deficiência física e aqui no Brasil treino em vias “normais”, consigo escalar 5c(da 90 Graus) dizem que equivale a 6o. de vias com tetos, acredito que isso possa fazer diferença lá.!

Kmonnnnnnnn !
Raphael Nishimura

Credito: 4Climb

Pedro:
Bom em primeiro lugar eu irei participar apenas na categoria de boulder no campeonato mundial. Em relação ao treinamento, estarei treinando sem folga até dia 7 ou 8 de setembro, onde também estou fazendo um treinamento básico de corrida. Apenas para ganhar um pouco mais de fôlego em momentos importantes da competição. Estou correndo um dia sim outro não. Já para o treinamento de escalada estou fazendo muitos exercícios para sentir meu corpo o mais leve possível. Para isso estou fazendo muitas barras e montando boulders parecidos com os que acho nos vídeos que procuro na internet. Com a intensão de realizar qualquer tipo de movimento que possa aparecer na minha frente e não me assustar. Obs: não quero ser pego de surpresa por um movimento no qual eu não saiba como ultrapassa-lo!!
Minhas expectativas são grandes. NÃO CONSIGO PARAR DE PENSAR EM MINHA CLASSIFICAÇÃO PARA A SEMI-FINAL DA COMPETIÇÃO.
Tomara que tudo ocorra como o planejado, pois estou treinando muito agora e gostaria de fazer a diferença nessa competição!

Um abraço
Pedro Ferreira Nicoloso

Credito: arquivo pessoal

Jan, Thais e Pedro, obrigado pela colaboracao!!

Boa sorte para todos nós!

Anúncios

Sobre escalango

Um escalador muito feliz!
Esse post foi publicado em Eventos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s