Oficina de Reciclagem da FEMESP no Visual das Aguas – Piracaia/SP

No dia 25/03/2012 a FEMESP realizou uma oficina de Escalada Esportiva, voltada para escaladores esportivos que costumam frequentar ginásio de escalada e frequentam a rocha ocasionalmente, para escaladores que aprenderam a escalar com amigos e aqueles estão começando a escalar em rocha.

Bom eu fui para acompanhar um amigo que estou treinando para escalar mais vezes comigo. Aproveitando a quantidade de amigos(Re, Mayla, Jota, Wagner, Gabreu, Silverio Nery, Jussara e outros tantos) que estavam la escalando, aproveitei para mandar umas vias!

O conteúdo da oficina teve como objetivo revisar procedimentos, ensinar a maneira mais adequada para realizá-los e ressaltar cuidados a serem tomados.
– Equipamentos
– Nós
– Checagem de rotina e comunicação
– Como fazer segurança
– Cuidados ao guiar
– Ancoragens
– Limpeza de via
– Rapel
– Avaliação de proteções fixas

Relato do Gabriel, que participou da oficina de domingo!

Para quem esperava por um retorno à escalada, ou uma transição do ginásio para a rocha, a oficina de escalada esportiva do último final de semana organizada pela FEMESP possibilitou a realização de tais expectativas da melhor forma possível.

Com foco principal na revisão de procedimentos de segurança, a oficina atraiu além de iniciantes, escaladores com mais experiência que valorizam a reciclagem dos conhecimentos relacionados as técnicas de escalada esportiva.

Vindos de São Paulo capital, do interior do estado e do sul de Minas, escaladores se reuniram no Visual das Águas no domingo, 25, para receber instruções de Samanta Chu, diretora técnica da FEMESP, com adendos importantes de Luis Yoiti, da Bivak. Com muita experiência e bom humor foi explanado o conteúdo teórico da oficina durante a manhã e à tarde os participantes puderam praticar numa via até o topo da pedra. De cima, além de descansar os pés, foram recompensados com a vista da represa do Jaguary-Jacareí, até receberem uma nova rodada de explicações sobre rapel e descerem com segurança.

Ao final, além da revisão propiciada pela oficina, foi promovido com o evento a interação entre escaladores de diferentes regiões e um maior conhecimento da FEMESP. Organizadora da oficina, a Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo trabalha, entre outras coisas, para dirigir, difundir e incentivar a prática do montanhismo, zelando pela ética e disciplina nas atividades. E isto é feito voluntariamente, o que faz valorizar ainda mais o trabalho da Federação. Iniciativas como essa merecem ser curtidas.

Anúncios

Sobre escalango

Um escalador muito feliz!
Esse post foi publicado em Escalada, Eventos, Para-Escalada, ParaClimbing e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para Oficina de Reciclagem da FEMESP no Visual das Aguas – Piracaia/SP

  1. Nilton disse:

    Não seria no dia 25/03/2012 em vez de 25/04/2012?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s