Escalador com deficiência tenta fomentar a paraescalada

Amigos, materia para o Portal Webventure

Por Pedro Sibahi | 04/04/2012 – Atualizada às 12:51

Raphael Nishimura possui uma doença chamada distonia muscular, que atrapalha o envio de sinais do cérebro ao corpo, dificultando seus movimentos. Apesar disso, ele escala há 5 anos, e agora está tentando formar o primeiro grupo brasileiro de paraescaladores.

Raphael conheceu o esporte por meio do amigo Frederick Gonçalves. O paulista começou na Academia Casa de Pedra, e hoje treina na 90 Graus e na rocha. “A escalada me ajuda na parte física e mental”, conta.

Depois de assistir a um vídeo do mundial de paraescalada, Fred sugeriu que Raphael participasse dessas competições. A última etapa do mundial de esportiva, em Arco, na Itália, reuniu 17 para-atletas.

“Fiquei com um pé atrás, mas depois vi a possibilidade de encontrar outras pessoas com deficiência no Brasil que também escalam”. Assim nasceu o Projeto ParaClimbing Brasil, por enquanto, apenas uma ideia.

A intenção é disseminar a paraescalada no país. Para começar a divulgação, Raphael vai participar da próxima etapa do campeonato brasileiro de boulder, que vai rolar durante a 1º Semana Brasileira de Montanhismo, no Rio de Janeiro.

Certamente ele ainda será o único atleta na categoria, mas sua participação será “uma forma de dar visibilidade à modalidade, incentivando mais pessoas a fazer a paraescalada esportiva”, diz, e também de conseguir apoio da comunidade para a ideia.

Fonte: http://www.webventure.com.br/montanhismo/n/escalador-com-deficiencia-tenta-fomentar-a-paraescalada/31162

Anúncios

Sobre escalango

Um escalador muito feliz!
Esse post foi publicado em Midia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s